[Rec]

[idem, 2007 (Espanha) – Jaume Balagueró & Paco Plaza]

[REC]

“Experimente o medo”

[Rec] é uma pérola do novo cinema de terror. E posso dizer que é um dos melhores filmes que eu vi atualmente. E, não tão impressionante, seu sucesso europeu se deve a não pertencer ao círculo fechado de Hollywood, que já providenciou sua previsível adaptação, Quarantine.

O filme acompanha uma repórter de televisão e seu cameraman que acompanham uma noite na vida de um grupo de bombeiros de Barcelona. Após as primeiras horas da noite, repleta de tédio, um pequeno grupo é destacado para auxiliar uma senhora que está presa em seu apartamento em um prédio residencial. É ai que o terror começa…

A partir dessa premissa, passamos a seguir Ángela Vidal (Manuela Velasco) e Pablo (Pablo Rosso), a equipe jornalística que acompanha os bombeiros Manu (Ferran Terraza) e Álex (David Vert) ao pequeno prédio residencial. Todo o filme é visto do ponto de vista da câmera de Pablo, que, como reforça a protagonista a cada tenso minuto, deve “Continuar a gravar tudo”.

O que os personagens encontram lá é mais do que um simples problema doméstico, mas o início de uma misteriosa infecção que transforma as pessoas em zumbis sedentos por sangue. E o pior, agora todos estão presos no prédio pelas autoridades sanitárias, sem saber o que fazer ou o que exatamente está acontecendo.

Usando a técnica de “handycam” já consagrada em A Bruxa de Blair e Cloverfield, [Rec] se destaca por unir um estilo de cinema que faz com que o espectador se sinta “dentro” do filme com o ambiente claustrofóbico de um pequeno edifício, sua sinistra escadaria e um punhado de apartamentos.

No desenrolar do filme vamos descobrindo como o vírus se espalha dentro do prédio até a surpreendente revelação de sua origem. E a cada passo dos principais personagens pelas locações (que são originais, nenhum cenário foi construído para o filme) é um susto que tomamos, com ótimas tomadas e o bom e velho “terro que vem do nada”.

No elenco, que não possui atores famosos (pelo menos de nenhuma expressão fora da Espanha) ainda temos Jorge Serrano, Vicente Gil, Martha Carbonell, Carlos Vicente, Maria Teresa Ortega, Manuel Bronchud, Akemi Goto, Chen Min Kao, Maria Lanau, Claudia Font, Carlos Lasarte, Ben Temple, Ana Velásquez, Daniel Trinh, Victor Massagué e Javier Botet (este último sinistro por sinal)

Os diretores conseguiram fazer um terror eficiente e envolvente, em meio ao ressurgimento do tema que já está bem batido (pelo menos em Hollywood). Pretendo assistir a versão americana e farei outra resenha sobre esta versão.

PS: Os diretores de [Rec] já anunciaram sua continuação para 2009, contando a estória a partir de algumas horas do filme original. [Rec]² sairá em 2009 e aqui você pode ver o teaser-poster da continuação.

~ por Igor RGA em novembro 26, 2008.

2 Respostas to “[Rec]”

  1. olá mon amis. estou aqui para divulgar o meu blog.
    http://soparahomens.wordpress.com
    dá uma passadinha tá?!
    beijinhos.

  2. Oi, prazer em conhecer seu blog. Sou lá do Valionor e fui ler o tópico sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias e resolvi apreciar seu blog, que por sinal é muito bom. Virei entusiasta do Douglas Adams quando vi o filme, e agora virei fã, depois de ter lido o livro.

    E [REC] foi a surpresa do ano pra mim (do ano passado). Sou muito fã de filmes de zumbi. Tenho um profundo amor pelo gênero, apesar de não ser tão profundo o meu conhecimento. Me faalram do filme, fiquei curiosa pra ver. Vi. Morri.

    Dormi duas semanas com a luz do quarto acesa. Fiquei tremendo com a Menina Medeiros e via ela todas as vezes que fechava meus olhos.

    Sim, eu sou facilmente influenciada por essas coisas. Mas o medo está na essência dos filmes de terror, então eu não tenho do que me envergonhar, não é mesmo?!

    Até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: